Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é um benefício previdenciário concedido ao trabalhador que exerce suas atividades laborais com exposição de agentes prejudiciais à sua saúde ou integridade física.

Os agentes podem ser físicos, químicos ou biológicos e também relacionados a atividade profissional que apresente periculosidade.

agentes físicos

Os agentes físicos mais comuns são: ruído, calor, frio, radiação, poeira, pó de madeira, etc. 

Os trabalhadores que geralmente estão expostos a esses agentes nocivos são: carpinteiros, marceneiros,  metalúrgicos, operadores de máquinas, costureiros, cozinheiros, açougueiros, radiologistas, etc.

agentes químicos

Os agentes químicos mais comuns são: graxas, óleos minerais, combustíveis, solventes, gases, etc.

Os trabalhadores que geralmente estão expostos a esses agentes nocivos são: frentistas de postos de combustíveis, mecânicos e ajudantes, auxiliares de produção de indústrias de tintas e solventes, etc.

agentes biológicos

Os agentes biológicos mais comuns são: vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários, etc.

Os trabalhadores que geralmente estão expostos a esses agentes nocivos são: enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, farmacêuticos, médicos, auxiliares de limpeza hospitalar, dentistas e assistentes, técnicos em laboratórios, coletores de lixo, etc.

periculosidade

A periculosidade ocorre para os trabalhadores expostos em atividades que colocam em risco sua vida, como os vigilantes, motoristas de carga inflamável, operários em fábrica de explosivos, eletricistas de alta tensão, etc.